quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Os Benefícios do Protocolo de Comunicação HART®


Os Benefícios do Protocolo de Comunicação HART® em Sistemas de Instrumentação Inteligentes



O protocolo de comunicação HART® é mundialmente reconhecido
como um padrão da indústria para comunicação de instrumentos
de campo inteligentes 4-20mA, microprocessados. O uso dessa
tecnologia vem crescendo rapidamente e hoje virtualmente todos
os maiores fabricantes de instrumentação mundiais oferecem
produtos dotados de comunicação HART®.

O protocolo HART® permite a sobreposição do sinal de
comunicação digital aos sinais analógicos de 4-20mA, sem
interferência, na mesma fiação. O HART® proporciona alguns dos
benefícios apontados pelo fieldbus, mantendo ainda a
compatibilidade com a instrumentação analógica e aproveitando
o conhecimento já dominado sobre os sistemas 4-20mA existentes.

Este informativo traz uma visão resumida sobre o protocolo HART® e
os benefícios disponíveis através desta importante tecnologia. A
economia obtida por instrumento é de US$ 300,00 a US$ 500,00 na
instalação e comissionamento iniciais e de US$ 100,00 a US$ 200,00
ao ano para manutenção e operação, como normalmente é reportado.

Comunicação Analógica + Digital

Há vários anos, a comunicação de campo padrão usada pelos
equipamentos de controle de processos tem sido o sinal analógico
de corrente, o miliampére (mA). Na maioria das aplicações, esse
sinal de corrente varia dentro da faixa de 4-20mA proporcionalmente
à variável de processo representada. Virtualmente todos os sistemas
de controle de processos de plantas usam esse padrão internacional
para transmitir a informação da variável de processo.

O protocolo de comunicação de campo HART® estende o
padrão 4-20mA ao permitir também a medição de processos
de forma mais inteligente que a instrumentação de controle
analógica, proporcionando um salto na evolução do controle
de processos. O protocolo HART® promove uma significativa
inovação na instrumentação de processos. As características
dos instrumentos podem ser vistas via comunicação digital que
são refletidas na denominação do protocolo, HART®, que
significa “Highway Addressable Remote Transducer”.

O Protocolo HART® possibilita a comunicação digital bidirecional
em instrumentos de campo inteligentes sem interferir no sinal
analógico de 4-20mA. Tanto o sinal analógico 4-20mA como o
sinal digital de comunicação HART®, podem ser transmitidos
simultaneamente na mesma fiação. A variável primária e a
informação do sinal de controle podem ser transmitidos pelo 4-
20mA, se desejado, enquanto que as medições adicionais,
parâmetros de processo, configuração do instrumento,
calibração e as informações de diagnóstico são disponibilizadas
na mesma fiação e ao mesmo tempo. Ao contrário das demais
tecnologias de comunicação digitais “abertas” para
instrumentação de processos, o HART® é compatível com os
sistemas existentes.


A Tecnologia HART®

O Protocolo HART® usa o padrão Bell 202, de chaveamento por
deslocamentos de frequência (FSK) para sobrepor os sinais de
comunicação digital ao de 4-20mA. Por ser o sinal digital FSK
simétrico em relação ao zero, não existe nível DC associado ao
sinal e portanto ele não interfere no sinal de 4-20mA. A lógica “1” é
representada por uma frequência de 1200Hz e a lógica “0” é
representada por uma frequência de 2200Hz.

O sinal HART® FSK possibilita a comunicação digital em duas vias,
o que torna possível a transmissão e recepção de informações
adicionais, além da normal que é a variável de processo em
instrumentos de campo inteligentes. O protocolo HART® se propaga
há uma taxa de 1200 bits por segundo, sem interromper o sinal
4-20mA e permite uma aplicação tipo “mestre” possibilitando
duas ou mais atualizações por segundo vindas de um único
instrumento de campo.

10 comentários:

  1. Gabriel sou tecnico instrumentaçao imdustrial achei show de bola seu site ,sou fernando meu mail e sanferjo@ig.com.br.
    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo site

    http://www.elan.ind.br

    ResponderExcluir
  3. Material cedido, pelo site oficial da "SMAR"

    EMPRESA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

    http://www.smar.com/brasil2/hart.asp

    -.-"

    ResponderExcluir
  4. ola eu só o Celso eu estou fazendo um curso de tecnico em eletronica com enfase em automação e instrumentação sera que voçê pode me ajuadar eu preciso saber como usar o hart será que voçê pode me ajudar grato e seu blog bem interesante parabens
    celso.celsorc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Genildo Marques Gonçalves21 de março de 2010 às 05:59

    Olá!
    Primeiramente gostaria de me apresentar. Meu nome é Genildo Marques, tenho 24 anos, sou Eng. Eletricista e trabalho no SENAI de Maceió-AL na área de instrumentação, controle e automação industrial. Sou um dos dois treinadores dos garotos que obtiveram medalha de ouro na modalidade de instrumentação e controle de processos na olimpíada nacional do conhecimento SENAI (OC) em 2008 e agora em 2010 (com outros dois competidores) novamente medalha de ouro. Também fui medalhista (prata) na OC-2006. Estamos muito orgulhosos de estarmos em primeiro lugar por duas vezes no sistema SENAI na modalidade acima mencionada. Isto mostra o potencial do nosso trabalho e do nosso estado.
    Em segundo lugar, gostaria de parabenizar pela iniciativa de criar este blog para tratar de assuntos relacionados à instrumentação/automação industrial. Fico feliz pela inciativa. Também estou à disposição para participar de conversas e/ou tirar dúvidas. Parabéns pela inciativa. Obrigado pela citação das conquista (5 medalhas de ouro e 2 de prata) pelo SENAI de Alagoas na OC-2010. Hoje estamos em 3° lugar no ranking nacional no sistema senai, só atrás de SP e MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Genildo, meu.Nome é Cristiano, estou com algumas dúvidas, se puder entre em contato comigo, email: cristiano_angry@yahoo.com.br
      Whatapp: 038-998295243 desde já Agradeço

      Excluir
    2. Oi Genildo, meu.Nome é Cristiano, estou com algumas dúvidas, se puder entre em contato comigo, email: cristiano_angry@yahoo.com.br
      Whatapp: 038-998295243 desde já Agradeço

      Excluir
  6. Olá!
    Primeiramente gostaria de me apresentar. Meu nome é Genildo Marques, tenho 24 anos, sou Eng. Eletricista e trabalho no SENAI de Maceió-AL na área de instrumentação, controle e automação industrial. Sou um dos dois treinadores dos garotos que obtiveram medalha de ouro na modalidade de instrumentação e controle de processos na olimpíada nacional do conhecimento SENAI (OC) em 2008 e agora em 2010 (com outros dois competidores) novamente medalha de ouro. Também fui medalhista (prata) na OC-2006. Estamos muito orgulhosos de estarmos em primeiro lugar por duas vezes no sistema SENAI na modalidade acima mencionada. Isto mostra o potencial do nosso trabalho e do nosso estado.
    Em segundo lugar, gostaria de parabenizar pela iniciativa de criar este blog para tratar de assuntos relacionados à instrumentação/automação industrial. Fico feliz pela inciativa. Também estou à disposição para participar de conversas e/ou tirar dúvidas. Parabéns pela inciativa. Obrigado pela citação das conquista (5 medalhas de ouro e 2 de prata) pelo SENAI de Alagoas na OC-2010. Hoje estamos em 3° lugar no ranking nacional no sistema senai, só atrás de SP e MG.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um sistema de monitoramento de vibração em compressores que envia informações através de saídas digitais ou via MODBUS RTU através de uma porta RS485.

    Porém, quem deverá receber estar informação fala em HART com sinais de 4-20mA.

    Existe alguma alternativa para resolvermos está divergência na comunicação?

    ResponderExcluir